sábado, 27 de setembro de 2014


CARTA COMPROMISSO ENVIADA PELO MUDI AOS CANDIDATOS A GOVERNADOR DO RJ.

     SR. CANDIDATO A GOVERNADOR,  pedimos alguns minutos de sua atenção militante!

     Neste período de campanha eleitoral fala-se muito em políticas públicas etc, mas foi a política do atual Governo, que contou com o apoio de vários partidos da base aliada, depositando nas mãos do ex-governador Sérgio Cabral, em acordo com o Governo federal e municipal, a política de fechamento de vários Hospitais em pleno funcionamento! Foi o Governo  que mais fechou hospitais nos últimos anos! Não só fechou, mas também demoliu, como o  caso IASERJ!

      O Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro – IASERJ – foi criado em 1932 com a doação de um terreno para construção de um hospital para os servidores do estado. O Hospital Central fazia parte de uma rede de ambulatórios periféricos(Penha,Gávea e Madureira – fechados) e mais dois hospitais,mantida com o desconto de 2% em folha.Há alguns anos também tem sido vítima do sucateamento como parte da política de privatização dos governos estaduais e do governo federal.

     O golpe de misericórdia veio em 14 de julho de 2012 quando, na calada da noite, por determinação do governador Cabral, do PMDB,  a Secretaria Estadual de Saúde, sob o comando de Sergio Côrtes, (atualmente convidado para trabalhar em cargo de Direção na Rede Dor), retirou os pacientes internados com o apoio do Batalhão de Choque dentro e fora do hospital, em cumprimento a uma decisão  judicial impopular ao deferir pedido do governo quanto à cassação da liminar obtida em processo interposto pelo MP a pedido dos parentes dos pacientes ali internados para que pudessem permanecer no IASERJ . O Ministério Público, se omitiu em entrar com Recurso da decisão impopular acima e aceitou o plano de contingência apresentado pelo Governo que foi um fiasco, que levou à morte, dias depois da retirada à força com apoio do Batalhão de Choque,  todos os 15 pacientes em estado grave no CTI !  Não saiu publicada nos jornais nenhuma linha sobre estas mortes!

     O IASERJ oferecia à população 400 leitos, sendo 100 de CTI, serviços médicos, ambulatoriais (44 especialidades, inclusive oncologia) , laboratoriais e de emergência (SPA), com nove mil consultas/mês e um milhão de prontuários ativos em todo o Estado do Rio de Janeiro. Desde 2007 também atendia pacientes do SUS,inclusive de outros municípios do estado.

     Há muitos anos atrás,  foi um Hospital Modelo de referência na América Latina por seu corpo de professores, possuindo uma grande sala de Biblioteca para os alunos de medicina, que ali faziam residência médica.

     Com a falta de políticas públicas para a saúde pública no Estado, ao longo dos mais de 20 anos de criação do SUS,é inegável o seu sucateamento que vem causando o agravo de doenças e aumento no número de mortes, por más condições ou mesmo falta de atendimento. A rede estadual de saúde está sobrecarregada, o que torna injustificável o fechamento e, ainda mais, a demolição de hospitais,como o Salles Netto,a maternidade Praça XV, o Anchieta, o Instituto de Infectologia São Sebastião e o IASERJ,principal alvo de nossa luta.

     NADA, nem mesmo a construção do instituto de pesquisa do INCA,que ofertará pouco mais de 20 leitos à população, justifica a destruição do IASERJ. Queremos sua reativação no Centro,pois sabemos que há vários prédios abandonados ou desapropriados onde poderia ser realocado com todos os seus serviços supramencionados.

     Nós,moradores e usuários organizados no MUDI, queremos o compromisso do candidato pela  volta do hospital central do IASERJ, em sua plena capacidade e sob GESTÃO PÚBLICA,ao         Centro do Rio de Janeiro  para o atendimento aos servidores estaduais e aos usuários do SUS,assim como a reativação de todos os hospitais desativados  pelo Governo Cabral, ou com perfil modificado (como o Salles Netto que teve fechadas a emergência e a internação para dar lugar a uma clínica da família, que poderia funcionar em outro local). O MUDI informa e reivindica que o Centro do Rio possui muitos prédios particulares e públicos vazios, abandonados, como o antigo prédio do IML, sito à Av. Mem de Sá nº  152, e outro vazio em frente à CEF na rua do Riachuelo. Há, ainda , o próprio terreno do antigo IASERJ que  ainda se encontra vazio, e poderia ser  compartilhado  entre o Instituto de Pesquisa do INCA e um novo Prédio do IASERJ, considerando que na maquete do Projeto do INCA  sobrará muito espaço para funcionar como área verde e que poderia, diante do déficit de Hospitais e leitos públicos, em que liminares judiciais para internações  são concedidas e não  são cumpridas por motivo  deste grande déficit. Propomos, alternativamente, entre as hipóteses acima apresentadas, outra, em  que parte do Instituto de Pesquisa do INCA  convivesse pacificamente com o retorno do Hospital IASERJ, no mesmo espaço de terreno, voltando a funcionar com o atendimento médico, de exames  e hospitalar, como outrora, resgatando também  os demais Hospitais, mencionados acima,  que foram absurdamente fechados.

      Ficaremos no aguardo da resposta de cada partido que recebe esta carta no protocolo de sua entidade.

Atenciosamente,
MUDI – MOVIMENTO DE MORADORES E USUÁRIOS EM DEFESA DO IASERJ/SUS
mudiaserj@gmail.com  
Rio de Janeiro,  07   de setembro  de 2014.

Nota: Estamos protocolando  e endereçando uma via desta carta  a cada candidato  a Governador do Estado do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário