domingo, 20 de janeiro de 2013

Família vive drama por vaga em CTI ! Com tanta falta de vaga para internação em CTI, não dá para aceitar o fechamento e demolição do Hospital Central do IASERJ que oferecia cerca de 400 leitos. Tudo por determinação do Governador com apoio de Eduardo Paes, Dilma e o Poder Judiciário...



Fabíola Gerbase - O Globo

RIO - Depois de sofrer três AVCs na última quarta-feira e passar cinco dias num leito da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Fonseca, em Niterói, à espera de uma vaga de CTI, o aposentado Antonio Francisco Gomes, de 79 anos, enfrentou ontem mais um obstáculo para conseguir tratamento adequado. Só no fim da tarde, foi conseguida uma ambulância, a fim de que ele pudesse ser transferido para o Hospital Estadual Alberto Torres, onde a família encontrou uma vaga de CTI após obter uma liminar na Justiça.
Ex-funcionário da prefeitura de Niterói e morador de São Gonçalo, Gomes foi socorrido na UPA, após passar mal pela primeira vez na quarta-feira. Como a unidade não tem estrutura para tratá-lo, ele ficou na chamada sala vermelha por falta de opção.

Segundo Otávio Antunes, advogado e genro de Gomes, as centrais de regulação de vagas de Niterói e do estado diziam, até a noite de anteontem, que não tinham para onde mandá-lo:

— Conseguimos uma liminar determinando que, se não houvesse leito público, deveria ser contratado um leito na rede particular. Isso não aconteceu. O médico da UPA disse que só garantia meu sogro com vida hoje (ontem). Era preciso um CTI para tratarem o edema na cabeça. Até agora, ele não passou por avaliação neurológica. A UPA não tem neurologista. O estado se mostra incapaz de cumprir com sua missão constitucional — protesta Antunes. — Hoje à tarde (ontem), conseguimos uma vaga no Alberto Torres. Mas foi difícil conseguir uma ambulância para levá-lo. Tentamos com o Samu, com o Hospital Azevedo Lima, e nada. A UPA não tem ambulância.

O advogado diz que o sogro teve o primeiro AVC no dia 8 e estava em tratamento, mas voltou a passar mal, ficando com o lado esquerdo paralisado.

Em nota, a Secretaria estadual de Saúde informou ontem que Gomes chegou à UPA com suspeita de acidente vascular encefálico isquêmico, quadro confirmado por uma tomografia, e que o paciente ficou na sala de cuidados semi-intensivos, com estrutura similar à de uma UTI, respirando sem necessidade de aparelhos. A nota dizia ainda: “o paciente será transferido para um leito de unidade intensiva no Hospital Estadual Alberto Torres”, mas não esclarecia quando seria a transferência.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/familia-vive-drama-por-vaga-em-cti-7350973.html#ixzz2IaRarz6a

Nenhum comentário:

Postar um comentário