domingo, 23 de fevereiro de 2014

ATO UNIFICADO CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DAS LUTAS PELOS GOVERNOS E A IMPRENSA. E AINDA, REMARCAÇÃO DA REUNIÃO DO FORUM DE SAÚDE NA UERJ, QUE COINCIDIRIA COM ESTA DATA.





Compas do MUDI e demais, AJUDANDO A DIVULGAR A REMARCAÇÃO DA REUNIÃO DO FORUM DE SAÚDE EM VIRTUDE DO GRANDE ATO DE 3ª FEIRA, DIA 25/02/14! PARTICIPEM!
O MUDI , Mov. de Moradores e Usuários em Defesa do Hosp. IASERJ / SUS, tem mantido representação nas reuniões do Forum de Saúde através dos companheiros Ricardo e Mariângela, que nos repassam em nossas reuniões, mensais e/ou quinzenais, o que ali é deliberado ou encaminhado.  Destacamos em nossa reunião passada, 21/2, 6ª feira,  deliberação em estarmos presentes no Ato Unificado Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais, dos manifestantes e contra esta Imprensa Fascista, e proporíamos a mudança de data da reunião do Forum de Saúde, que estava marcada para o dia 25/2. Felizmente não foi necessária esta intervenção de proposta, e comunicamos aos demais do MUDI, que não tem acesso aos informes do Forum de Saúde, que  já está sendo divulgado na rede deste  Forum de Saúde a redesignação desta reunião, para que todos do Forum e demais entidades que o integram, possam participar também do grande Ato Unificado . Informamos que o MUDI estará com uma modesta faixa contra a imprensa fascista que silenciou sobre as 15 mortes dos pacientes do Hosp. IASERJ, e agora com o fechamento do Hosp. Salles Netto, com a denúncia clara da manipulação das informações a bem ajudar os interesses de vários Poderes, em especial ao Cabral e Paes, e tb do empresariado da área de saúde que estão se dando bem com as intervenções privatistas na área de saúde. Assim segue abaixo o noticiado pela profa. Maria Inês sobre sua remarcação, sendo importante observarmos o ponto de encontro. Pedimos aos ativistas do MUDI para estarem presentes ao ato com nossa camiseta de luta, do IASERJ RESISTE,  e ajudarem a levar nossas faixas e panfletagem contra o fechamento do Hospital Sales Netto , luta pela qual também  estamos engajados.
"Companheiros(as)
A reunião do Fórum de Saúde marcada para a próxima terça-feira foi adiada em função do ATO Unificado contra a Criminalização dos Movimentos Sociais e a Imprensa Fascista.

Solicito a todos que ajudem a divulgar o adiamento da reunião. Brevemente , comunicaremos a data da próxima reunião.

O Fórum de Saúde está marcando uma concentração para o ATO na saída do Metrô da Uruguaiana às 16;0 0 hs.

Saudações
Inês"
OBS.: SOBRE O HOSPITAL INFANTIL  SALLES NETTO:
Ainda, o MUDI alerta,  a todos e todas que precisamos de mais engajamentos na luta contra o fechamento de mais um Hospital pelo governo Eduardo Paes, fazendo coro com a mesma política de Cabral, abaixo segue foto retirada do facebook da AMORICO - Associação de Moradores do Bairro do Rio Comprido. Compartilhem, divulguem e se juntem a nós nesta luta também, estamos organizando uma grande panfletagem em frente ao Hospital Salles Netto após o carnaval pela parte da manhã. Dia e horário a confirmar. 

Foto: Caros amigos (as) e moradores ontem em audiência publica convocada pelo do Conselho de Saúde da AP 1.0 conforme divulgado por nós com pauta Futuro do Hospital Municipal Salles Neto, foi verificado primeiro a necessidade impar de fornecer aos Moradores informações corretas e pertinentes sobre a questão, e isso foi massificado em nossos questionamentos realçando a importância de levar a vocês a verdade , o retrato e desdobramentos desta luta, a posição da Prefeitura e os encaminhamentos pertinentes ao Conselho, valendo ressaltar que a ausência do Ministério Público frustrou um pouco, mas podemos olhar positivamente o ato, pois o que parecia nublado clareou a olhos vistos :
• Primeiro ponto ficou verificado que de fato não existe acredito eu, segundo declaração dos gestores mais perigo do fechamento da Unidade , o que podemos avaliar como uma vitória dos moradores.
• Segundo que ainda encontra-se em proposta e não existe decisão do futuro do perfil do Salles , com uma possiblidade concreta de remanejamento de gestão para Sub Secretaria de Atenção Primária da Prefeitura falado pelo próprio gestor, o que de fato reafirma o interesse na transformação do perfil para uma Clinica da Família no local.
• Dois mandatos parlamentares estiveram presentes (Deputada Enfermeira Rejane e do Vereador Paulo Pinheiro)
• O Vereador Paulo Pinheiro (médico pediatra) com muita competência diante da declaração da Prefeitura de existência vária de vagas (leitos) não ocupadas na pediatria no Souza Aguiar, e de segundo eles não existir a necessidade da volta do setor de internação do Salles, portando inviabiliza, pois seria de forma deficitária, desnecessária e prejudicial aos cofres públicos municipais, declaração questionada de pronto pelo vereador, pois avaliou que os dados técnicos e de tela fornecidos se fazia necessário a sua confirmação e constatação da informação de forma presencial, pois é uma informação relevante ao processo em questão e cogitou a possibilidade de criação em conjunto de uma comissão técnica para apreciaria mais a fundo o caso Salles Neto.
• A representante do Sub Secretário Hospitalar Dr. João Luiz, Doutora Maria também presente endossou o que o Sub Secretário Daniel  falou , e que é de extrema responsabilidade e cautela a realização de obras em  Unidades  que não atendam mais o planejamento e a nova politica de saúde do SUS, (Unidades Hospitalares com menos  50 leitos), e que infelizmente o espaço físico do Salles não comporta essa adequação para a volta da enfermaria. 
Como disse anteriormente em nossa fala principal, primeiro expomos um resumo dos passos já caminhados nessa luta (conscientização, abaixo assinados, mobilizações, duas reuniões com a prefeitura, uma com proposta concreta de Policlínica ou Clinica da Família e visitação a dos moradores em uma unidade similar), pois parecia que sairíamos da estaca zero, o que não seria justo e nem verdadeiro, depois realizamos a seguinte arguição ao Distrital porque até a presente data desde muito já tirado em ata onde estávamos presentes o Conselho Distrital de Saúde não encaminhou o caso de descumprimento da Prefeitura pela  não elaboração de cronograma de obras e a da própria obra solicitada  para a adequação pelo MPT, pois em primeiro momento a enfermaria fechou diante de  cumprimento da prefeitura de uma decisão de realização de obras da enfermaria e não de avaliação  ou troca  do perfil hospitalar do Salles , o que nos foi dito que foi diante de problemas internos  para eleição de presidente do mesmo  agora já sanado  criou esse impedimento e demora, mas que seria agora resolvido . Ao secretário posicionamos uma simples pergunta, o que responderíamos ao sair daqui aos moradores do Rio Comprido em relação AO FUTURO DO SALLES NETO, onde o mesmo respondeu que primeiramente, dizer aos moradores que o Salles Netto não vai fechar e que em relação a mudança do perfil ou não, ainda não se tem nada de concreto, com o processo ainda aberto em discussão, estudo e debate , será? . Sem mais ficaremos de olho, alertas e no aguardo dos próximos acontecimentos. AMORICO

 Coordenação de Mobilização do MUDI
                Vitória/Mariângela

Nenhum comentário:

Postar um comentário