quinta-feira, 23 de julho de 2020

CAMPANHA DO MUDI/SUS

CADÊ O IASERJ QUE TAVA AQUI? "MEMÓRIA E LUTA PELA RECONSTRUÇÃO DO HOSPITAL IASERJ! 

JUNTE-SE A NÓS! O SUS AGRADECE!

 

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

 

 TEXTO DO PANFLETO DO ATO PROTESTO NA PRAÇA CRUZ VERMELHA EM 18/07/2020: 


NÃO ESQUECEREMOS: 8 ANOS SEM O HOSPITAL IASERJ!
Em 14/07/20 fez oito anos que Cabral, Pezão e Sérgio Côrtes, em acordo com o então ministro da saúde José Gomes Temporão, retiraram todos os pacientes internados do IASERJ Central, que levou à morte os 15 pacientes graves entubados na UTI e desativaram o hospital. Apesar de não estar sendo processado por mais esse crime contra a vida, Cabral liderou uma quadrilha que está nos causando mal até hoje. Demoliram o IASERJ, que virou um terreno baldio, e não construíram o Complexo do INCA. Retiraram da população 418 leitos (entre 2006 e 2017 o estado do Rio perdeu cerca de 10 mil leitos), serviço de emergência, maternidade, 42 especialidades ambulatoriais, inclusive para tratamento de câncer. Também acabaram com três ambulatórios de especialidades (Penha, Madureira e Gávea). Tais perdas dificultaram ainda mais o acesso a consultas com especialistas e à internação. Com o aparecimento do COVID-19, mostrou o quanto faz falta os 418 leitos e o CTI do IASERJ Central, que também era  SUS e incluído no Sisreg. Neste período de Pandemia,  acionamos os Deputados da ALERJ para que criem uma Frente Parlamentar para iniciar uma CPI  a fim de  apurar o fechamento e demolição criminosa de um Hospital durante um governo envolvido em tanta  corrupção, cuja remoção de pacientes gerou 15 mortes dos que estavam no CTI. Ficou claro que o IASERJ foi moeda de troca de CAIXA 2. Também pedimos iniciativa para anulação do TERMO DE CESSÃO DO TERRENO AO INCA e RECONSTRUÇÃO DO HOSPITAL IASERJ, com um Centro de Pesquisas contra o câncer, que atenda aos dois hospitais, dentro dos princípios do SUS: na universalidade (todos têm direito), equidade (igualdade de acesso aos serviços) e integralidade (assistência em todos os níveis). Vamos nos unir e lutar pelo SUS!
Os governos antipovo vêm investindo cada vez mais em retirar direitos essenciais dos trabalhadores/ras. A Emenda Constitucional nº 95 é a prova mais cruel, impõe congelamento de recursos por 20 anos, para saúde e educação, e mesmo com a Pandemia o mantém congelado. Ela responde aos interesses de empresários e de planos de saúde. Também avança o desmonte do SUS com a privatização da gestão e de contratações com OS, Fundação e EBSERH, que são modelos falidos e porta escancarada para corrupção e de falta de salário em dia aos funcionários contratados da saúde, cuja a maioria está há 2 meses sem receber em plena Pandemia. Para piorar, Crivella demitiu 2.000 Agentes Comunitários de atenção básica. Em contrapartida há o absurdo do gasto do Governo Estadual Wilson Witzel em retirar do portal da transparência os contratos milionários entre a Secretaria  de Saúde e o IABAS, no valor de R$ 850 milhões. São mais de 400 milhões de dólares. A “OS” IABAS entrou sem licitação, para construir hospitais de campanha que não entregou no tempo certo para salvar vidas contra a COVID. Com escândalo vindo à tona,  o ex secretário de saúde é  preso, e o 2º pede pra sair, nomeia-se o 3º secretário de saúde, Alex Bousquet, que foi interventor no Iaserj, e comandou a retirada de bens  patrimoniais  sem qualquer controle e com descaso!  
E não é só! O  RJ também sofreu este ano com a falsa Geosmina! Lembram? A UFRJ descobriu em pesquisa recente, que  a contaminação da água potável fornecida nas torneiras das casas, não era geosmina. É grave! Se tratava de contaminação de esgoto doméstico e resíduo industrial, que levou  grande demanda às Unidades de Saúde já deficitária. Não há políticas públicas de fiscalização ambiental às indústrias e o saneamento é precário, isso pode se repetir!
A chegada da COVID-19 pelos ricos com viagens internacionais, causa genocídio na população pobre de periferia e favela, em que  os negros são os mais afetados. Não há condições de isolamento social e em alguns territórios nem água potável para a higiene, e onde o governo não chega, vem a  solidariedade, porque falta tudo!
O Brasil não se programou para enfrentar COVID, não comprou EPIS, (Equipamentos de Proteção Individual) para os profissionais de Saúde, em tempo hábil e nem em quantidade suficiente, e ainda  promoveu demissões em plena Pandemia, como a ocorrida no Hospital dos Servidores em junho, faltam remédios e não deu capacitação técnica. No Mundo, o  nosso país é o que mais apresenta mortes de profissionais de saúde.
O governo federal dentro de sua política negacionista dos perigos da doença prega a desobediência às evidências científicas de cuidados de proteção, cria confusão de entendimento na população! Também não socorreu os trabalhadores de baixa renda com o auxílio emergencial no tempo certo, criou dificuldades para evitar o recebimento. Prioriza a economia em detrimento da vida e já liberou 1,2 trilhão ao sistema financeiro. Deixa desassistido os mais vulneráveis da favela, do cárcere, os indígenas, quilombolas, e população em situação de rua cujo sofrimento é ainda maior por não terem um teto e nem comida. Por tudo isso temos que gritar bem forte e cobrar: PUNIÇÃO AOS CRIMES CONTRA SAÚDE PÚBLICA! PELA RECONSTRUÇÃO DO IASERJ! PELA ANULAÇÃO DO TERMO DE CESSÃO DO TERRENO DO IASERJ AO INCA! VIVA O SUS!
MUDI MOV.MORADORES E USUÁRIOS EMDEFESA DO IASERJ/SUS

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário