quinta-feira, 7 de abril de 2022

 


10:13:00
Na quinta-feira (Dia Mundial da Saúde), servidores e pacientes lembram os 10 anos de destruição do Iaserj Central

Faixa de protesto contra a demolição do Iaserj, realizado em julho de 2021, na Praça da Cruz Vermelha.

Na quinta-feira (Dia Mundial da Saúde), servidores e pacientes lembram os 10 anos de destruição do Iaserj Central

Nesta quinta-feira (7/4) — Dia Mundial da Saúde —, moradores do Centro/Lapa e pacientes do extinto Hospital Central do Iaserj realizam, das 15 às 21h, na Praça da Cruz Vermelha, um conjunto de atividades para lembrar os 10 anos de destruição do Instituto, criminosamente demolido em 2012 pelo então governador Sergio Cabral Filho (MDB). Às 15h, haverá distribuição de abaixo-assinado pela reconstrução do Hospital Central do Iaserj e protesto contra o desmonte da saúde público no Estado do Rio. Às 18h acontecerá a roda de conversa ‘Iaserj e SUS’, com participação aberta à população.

Organizadas pelo Movimento de Moradores e Usuários em Defesa do Iaserj (Mudi), as atividades têm o apoio do Sindsprev/RJ.

A demolição do Iaserj foi um dos maiores crimes cometidos contra a saúde pública na história do Brasil. Em julho de 2021, durante protesto realizado na Praça da Cruz Vermelha, o Mudi distribuiu carta à população na qual afirmou: “Não esqueceremos jamais a covarde retirada de pacientes em 14 de julho de 2012 e a demolição do Hospital Central Iaserj, com grande perda de serviços — mais de 40 ambulatórios, pronto atendimento, maternidade, mais de 400 leitos, inclusive de CTI e com tratamento de câncer”. A carta também lembrou que o terreno do Iaserj, então cedido ao INCA para a construção de um centro de pesquisa, está abandonado.

O Hospital Central do IASERJ atendia a uma média de 10 mil pacientes ao mês, antes de ser destruído por Cabral, político condenado em dezenas de processos por corrupção.

Cartaz de divulgação do ato de quinta-feira (7/4), que vai lembrar os 10 anos de destruição do Iaserj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário