segunda-feira, 18 de abril de 2022

Apesar da flexibilização, especialistas alertam que uso da máscara é fundamental em algumas situações

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2022/04/16/apesar-da-flexibilizacao-especialistas-alertam-que-uso-da-mascara-e-fundamental-em-algumas-situacoes.ghtml

Pouco mais de dois anos depois do começo da pandemia de Covid, as máscaras não são mais totalmente obrigatórias em nenhuma capital brasileira.

Por Jornal Hoje


Apesar da flexibilização, especialistas alertam que uso da máscara é fundamental em algumas situações

Apesar da flexibilização, especialistas alertam que uso da máscara é fundamental em algumas situações

Atualmente, todas as capitais do país têm algum tipo de flexibilização da máscara. Em 22 capitais e no Distrito Federal, ela foi liberada em todos os ambientes - com algumas restrições. Já em Belo Horizonte, Recife, Belém e Rio Branco, a máscara ainda é obrigatória em locais fechados.

O Jornal Hoje conversou com especialistas e eles alertam que o uso da máscara ainda é fundamental para algumas pessoas - e em algumas circunstâncias.

Para pessoas com alguma comorbidade, com sintomas respiratórios da Covid ou que tiveram contato com algum doente, ela ainda é obrigatória em lugares abertos. Calçadão de Ribeirão Preto (SP) durante o primeiro dia sem obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre  — Foto: Reprodução/EPTV

Calçadão de Ribeirão Preto (SP) durante o primeiro dia sem obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre — Foto: Reprodução/EPTV

“Neste momento em que os números estão muito mais favoráveis em relação a pandemia no Brasil, é natural que a gente faça essa flexibilização. Mas isso não significa que o equipamento não seja mais necessário em situações específicas, situações bem importantes. Em ambientes fechados, especialmente em ambientes onde você não consegue manter o distanciamento, esteja muito aglomerado”, explica Rosana Richtmann, infectologista do Instituto Emílio Ribas.

Deixar de usar a máscara, onde ela já foi liberada agora é uma decisão pessoal, como em São Paulo onde ela não é mais obrigatória. A flexibilização da máscara tem sido feita pelos governos depois uma análise técnica do cenário da Covid nesses locais e isso inclui vacinação da população e queda no número de casos e de mortes.

“Mas a gente tem que lembrar sempre que um critério pode não valer para outras populações. Especialmente pessoas que ainda não tem esquema vacinal completo, as pessoas vulneráveis, idosos, pessoas com comorbidades. Então independente de ter critérios em cada estado, para algumas populações ainda a gente recomenda o uso de máscaras”, diz Álvaro Furtado, infectologista do Hospital das Clínicas/SP.

Veja a reportagem completa no vídeo acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário