domingo, 20 de outubro de 2013

Com o crescimento de tanta química nos alimentos e mais drogas que viciam no mercado, não é a toa que lemos matérias como a que se segue, quanto ao crescimento do câncer nos próximos anos. Os alimentos fast food devem entrar no elenco dos grandes responsáveis, além do fumo, bebidas alcólicas, remédios, poluição, drogas, stress etc...O MUDI requereu, por sua comissão de mobilização, uma via do relatório que será enviado à Secretaria de Saúde Estadual, para postar neste nosso Blogue , e aguarda resposta dos organizadores deste material.

Matéria retirada do link:

http://www.hucff.ufrj.br/noticias/destaque/868-registro-hospitalar-em-cancer

Registro Hospitalar de Câncer

Jornada RHC
"Dentro de alguns anos, o câncer será a primeira causa de morte no mundo, superando as doenças cardiovasculares", a afirmação foi compartilhada durante a I Jornada de Registro Hospitalar de Câncer do Estado do Rio de Janeiro, ocorrida no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na última sexta-feira (11/10).
Serviço de Epidemiologia e Avaliação (SEAV) juntamente com residentes de saúde coletiva promoveram a Jornada e apresentaram progresso do registro hospitalar de câncer no HUCFF.
Os residentes César Paro, Marcella Martins e Évelyn dos Santos se dividiram na demonstração de trabalhos científicos e da trajetória do RHC no HUCFF, que já funciona há 13 anos. Eles exibiram indicadores de produtividade no atendimento aos casos de neoplasias malignas dos diversos serviços do HUCFF durante todo o ano de 2011.
Registradores de câncer do INCA, Hemorio, Hospital Federal de Bonsucesso, Mário Kroeff e Cardoso Fontes estiveram no HUCFF e, durante a Jornada, responderam a um diagnóstico situacional sobre o histórico do RHC em cada uma das unidades. Com este diagnóstico será possível conhecer melhor a realidade destes hospitais e criar ferramentas para melhorar os processos de trabalho e divulgação do registro de câncer.
Para a registradora do HUCFF, Sandra Baliza, ter um RHC no hospital é importante para o conhecimento epidemiológico do câncer, além de ser uma ferramenta de vigilância e planejamento da assistência ao paciente oncológico.
Os resultados da jornada estarão em um relatório produzido pelos residentes e encaminhado a Secretaria Estadual de Saúde. A jornada foi aberta pelo diretor do HUCFF, José Marcus Raso Eulálio, a chefe do SEAV, Stela Lobo, e pela representante do INCA, Marceli de Oliveira Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário