quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Parabéns servidores, estudantes, sindicatos e pacientes por estarem nesta luta! O MUDI também apóia esta luta e todas as demais pela saúde pública de qualidade e 100% pública, inclusive sua gestão, sem extra quadros e terceirizações. Avante saúde pelo SUS! Matéria retirada do sítio do Sinmed.

Manifestação defende Hospital Clementino Fraga Filho
Foto: Claudionor Santana

     Na manhã desta terça-feira (29/10), médicos e demais funcionários do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) realizaram um ato público para defender a unidade, que há tempos vem enfrentando sérias dificuldades. A manifestação contou com a participação de médicos residentes, alunos e professores da Faculdade de Medicina da UFRJ, além de pacientes do hospital. O presidente do SinMed/RJ Jorge Darze e diretor Júlio Noronha prestigiaram o ato, assim como o presidente do Cremerj, Sidnei Ferreira, e o presidente da Associação de Movimentos dos Renais Vivos e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro (Amorvit-RJ), Roque Pereira, que foi acompanhado por doentes crônicos.
     Os profissionais de saúde querem que o hospital retome a realização de transplantes renais, hepáticos, de medula óssea, pulmonar e cardíaco, entre outros, e a reabertura imediata da Emergência e dos postos e leitos das unidades intensivas. Defendem ainda o retorno da capacidade total de funcionamento da unidade, que hoje atinge apenas 25 % do seu potencial para internações e cirurgias. Dos 615 leitos que possuía, menos de 200 estão hoje em funcionamento.
     Os médicos do HUCFF elaboraram e leram um documento que denuncia a crise enfrentada pela instituição, considerada sem precedentes. Eles solicitam à reitoria da UFRJ, a quem o hospital está vinculado, bem como aos Ministérios da Educação e da Saúde, a recuperação da estrutura física, a reposição e renovação dos equipamentos danificados e de pessoal, a convocação dos aprovados no último concurso e a realização de novo concurso para suprir o déficit de profissionais.
SinMed/RJ e Cremerj unidos contra a EBSERH
     Nesta quinta-feira (31), representantes do SinMed/RJ e Cremerj estarão reunidos para elaborar estratégias de luta conjunta contra a EBSERH e para defender os hospitais universitários e federais do Rio de Janeiro, que estão sendo prejudicados pela empresa.
     “Essa crise é intencional, pois o governo quer entregar os hospitais universitários para a EBSERH. Além da falta de profissionais e insumos, vários equipamentos estão guardados em caixas, aguardando instalações para o seu uso. Essa situação é criminosa”, destacou o presidente do SinMed/RJ.
     “Embora o Hospital Clementino Fraga Filho possua 150 mil prontuários ativos, apenas cerca de 1500 doentes são atendidos hoje em ambulatório. É importante destacar que a unidade carece de aproximadamente 800 médicos, além de profissionais técnicos para que possa recuperar a sua capacidade plena de funcionamento, garantindo a formação dos alunos do curso de Medicina, da Residência Médica, dos pós-graduandos de Medicina e a realização de trabalhos científicos”, salientou Júlio Noronha.
     O presidente do Cremerj afirmou que o Conselho se fez presente na manifestação para defender a unidade e não permitir o seu fechamento.
Leia o documento elaborado pelos médicos do HUCFF.
http://www.sinmedrj.org.br/arquivos/documentoelaboradopelosmedicosdohucff.pdf

Texto Ana Freitas


                                                                                                       
                                                                                                         
                                                                                                        
 



Data: 29/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário