sábado, 7 de junho de 2014

Funcionários do Hospital do Câncer ocupam gabinete do Inca no Rio


Matéria do G1: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/06/funcionarios-do-hospital-do-cancer-ocupam-gabinete-do-inca-no-rio.html

05/06/2014 14h58 - Atualizado em 05/06/2014 19h36

Funcionários do Hospital do Câncer ocupam gabinete do Inca no Rio

Grupo questiona as relações de trabalho na unidade.
Inca diz que Justiça Federal determinou o fim da greve.

Do G1 Rio
  •  
Funcionários ocupavam o gabinete do Inca (Foto: Pedro henrique / Arquivo pessoal)Funcionários ocupavam o gabinete do Inca
(Foto: Pedro Henrique Cordeiro / Arquivo pessoal)
Funcionários do Hospital do Câncer III, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, ocupam o gabinete da direção desde esta quarta-feira (4), segundo Pedro Henrique Cordeiro, membro do sindicato que representa a categoria. Eles questionam as relações de trabalho na unidade, que chamam de hostis, já que, de acordo com o sindicato, ativistas estão sendo trocados em represália à greve que acontece desde 10 de maio.

Na manhã desta quinta-feira (5), delegados sindicais se reuniram com representantes do Ministério da Saúde, mas não foram apresentadas soluções práticas para o término da ocupação.
O grupo reivindica, além do reconhecimento da greve, que a empresa pública de saúde não entre na unidade, eleições diretas para direção e cargos de chefia, além de jornada de 30 horas, que é uma exigência geral da categoria.
O Inca informou que até agora não houve remanejamento interno de servidores do Hospital do Câncer III (HC III) e ressaltou que o remanejamento é uma prerrogativa dos gestores do Inca.
"Os procedimentos, se vierem a ser concretizados, observarão estritamente todos os ditames legais, inclusive os termos dos editais de concurso de seleção de servidores do instituto", informou o Inca em nota.
Segundo o instituto, a ocupação do gabinete prejudica o serviço administrativo do HC III, mas o atendimento aos pacientes é normal.
"O Inca informa que medidas administrativas e legais foram tomadas para garantir o pleno funcionamento de suas unidades. O Ministério Público e a Advocacia-Geral da União já foram informados. O Inca aguarda as devidas orientações e providências", diz a nota.
Sobre a greve, o Inca informou que a Justiça Federal intimou o Sindsprev, em 23 de maio, a cumprir a sentença que determinou a interrupção imediata da greve, a fim de "garantir o acesso de servidores e cidadãos em geral a todas as dependências das unidades hospitalares federais".
Segundo o Inca, está em curso a Mesa Local de Negociação Permanente com representantes do Ministério da Saúde, da direção-geral e dos servidores para as discussões trabalhistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário