quarta-feira, 2 de agosto de 2017

FONTE: JORNAL O GLOBO 02/08/17.

Funcionários de Clínicas da Famílias fazem protestos no Rio

Ato também foi realizado em frente ao Pinel, onde emergência foi fechada na terça-feira

por


Equipe da Clínica da Família faz ato na Tijuca - Divulgação


RIO - Funcionários de diversas unidades da Clínica da Família no Rio fazem atos contra a possibilidade de cortes ou mesmo do fechamento das unidades. Na terça-feira, o prefeito Marcelo Crivella foi a público dizer que nenhuma unidade de saúde deixaria de funcionar. No entanto, a prefeitura não nega que o setor de saúde está em risco e os contratos com as Organizações Sociais (OSs) que administram as clínicas estão sendo renegociados, com previsão de cortes drásticos.
Os atos foram registrados em diversas unidades da cidade, entre elas Rocinha, Parada de Lucas, Campo Grande, Ilha do Governador Anchieta, Tijuca e no Morro da Providência, no Centro. Faixas foram penduradas nas entradas das unidades, e os funcionários fazem manifestações na porta das unidades.


Funcionários da Clínica da Família no Morro da Providência, no Centro do Rio - Divulgação
Na terça-feira, com a notícia sobre a possibilidade de fechamento de algumas clínicas da família, houve manifestações em algumas unidades, como o Pronto-Atendimento do Complexo do Alemão. Alguns funcionários foram trabalhar com fita preta no uniforme. Uma grande faixa negra foi estendida no prédio da unidade. Houve protestos também em frente ao Hospital de Curicica, em Jacarepaguá.


Manifestação em frente ao Pinel, em Botafogo - Vera Araújo / O Globo
Funcionários do Instituto municipal Philippe Pinel, em Botafogo, também fizeram uma manifestação. A emergência da unidade foi fechada na terça-feira. Segundo o vereador Paulo Pinheiro (Psol), que realizou uma visita na unidade, são feitos entre 25 e 30 atendimentos diariamente na unidade. O GLOBO já havia anunciado o risco do fechamento da emergência do Pinel por falta de médicos em reportagem publicada na última segunda-feira.

MORADORES ESTÃO DESCONFIADOS

Nesta quarta-feira, diante de informações desencontradas sobre o fechamento de clínicas da família no município do Rio, moradores de Jacarepaguá, na Zona Oeste, estão ressabiados. O funcionamento de duas unidades de saúdes ds região, aparentemente, estão funcionando sem restrições. No entanto, na Clínica da Família Padre José de Azevedo Tiúba, na Gardênia Azul, em Curicica, há atrasos no atendimento.
Os moradores da região estão mobilizados para participarem de uma reunião nesta quarta-feira com a gerência da unidade e demais funcionários. De acordo com representantes dos funcionários da Clínica da Família Padre José de Azevedo Tiúba, ninguém assinou aviso prévio. Mas os moradores da região estão ressabiados.


As clínicas de saúde da família fazem parte de um projeto criado em 2009, que permitiu a expansão da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. O Rio, que tinha cobertura de apenas 3,5%, chegou a 67,25% de atendimento em atenção básica, no ano passado. O Rio se tornou, nos últimos anos, a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família criadas no país. Desde dezembro do ano passado, o Rio conta com 111 clínicas da família em 68 bairros, beneficiando mais de quatro milhões de cariocas. As clínicas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e, aos sábados, das 8h ao meio-dia. O investimento foi de R$ 5,2 milhões por unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário