terça-feira, 6 de abril de 2021

 

MUDI/SUS RESISTE!!!!

O MOVIMENTO DE MORADORES E USUÁRIOS EM DEFESA DO IASERJ ESTÁ JUNTO NOS ATOS EM DEFESA DO NÃO FECHAMENTO DO HEE - HOSPITAL GERIÁTRICO, ESTADUAL   EDUARDO RABELO DA REDE PÚBLICA DO IASERJ. 

DEFENDEMOS SIM AS OBRAS NECESSÁRIAS QUE DARÁ MAIOR SEGURANÇA AO USO DO HOSPITAL AOS PACIENTES INTERNOS E DE AMBULATÓRIOS, E DOS FUNCIONÁRIOS, PORÉM NÃO ACEITAMOS SEU FECHAMENTO SEM QUE ANTES HAJA COMPROVAÇÃO DESTA NECESSIDADE PARA A REALIZAÇÃO DAS OBRAS, CONSIDERANDO QUE NA SENTENÇA DA JUÍZA DA VARA DA FAZENDA PÚBLICA, ONDE TRAMITA O PROCESSO QUE COBRA MELHORIAS NO HOSPITAL QUANTO A SUA CLIMATIZAÇÃO, E DEMAIS OBRAS, NÃO SE COGITOU EM MOMENTO ALGUM NO FECHAMENTO DO HOSPITAL. 

COBRAMOS A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALERJ PARA ESCLARECER ESTA DECISÃO DO GOVERNO E AS INFORMAÇÕES DA EMOP E VIGILÂNCIA SANITÁRIA SOBRE O TEMA. 

FIQUEMOS ALERTAS E VIGILANTES, TODO CUIDADO É POUCO PARA RETIRAREM UNIDADES DE SAÚDE DO POVO.!


MUDI/SUS PRESENTE NESTA LUTA, AMANHÃ DIA 07/04/21, DIA MUNDIAL DA SAÚDE, ESTAREMOS A PARTIR DAS 14HS NAS ESCADARIAS DA ALERJ EM DEFESA DO HEER E DO IASERJ CENTRA, DOS AMBULATÓRIOS DO MARACANÃ E O DE NITERÓI!

SALVE O SUS! O SUS SALVA! "ELE NÃO!" VACINAS JÁ PARA TODOS E TODAS!

FORA BOLSONARO E GENERAIS DO PODER! DEVOLVAM NOSSO PAÍS E AS VIDAS DE NOSSO POVO QUE ESTÃO AMEAÇADAS PELAS OMISSÕES DE UM GOVERNO NECAGIONISTA,  RESPONSÁVEL POR MILHÕES DE MORTES! FAMÍLIAS DESTROÇADAS! ATÉ QUANDO? VIDAS INTERROMPIDAS! VIOLÊNCIA DE ESTADO POR NEGLIGENCIAR VACINAS CERTAS NA HORA CERTA! KIT COVID É FAKE NEWS, NÃO CAIAM NESSA! OUÇAMOS A VOZ E A EXPERIÊNCIA DA CIÊNCIA!

POR UM MUNDO COM SAÚDE MELHOR PARA TODOS E TODAS, POR PESSOAS MELHORES PARA TODAS E TODOS, POR UM GOVERNO MELHOR QUE SAIBA CUIDAR DE SEU POVO COM RESPONSABILIDADE! 

 

SALVE O DIA MUNDIAL DA SAÚDE, DIA 07 DE ABRIL! SALVE O NOSSO SUS FUNDAMENTADO NOS PRINCÍPIOS DE  UNIVERSALIDADE,  INTEGRALIDADE E  EQUIDADE! 


 ===================================================================


PESQUISA - NOTÍCIAS - FONTE PROADI-SUS

06.01.2021 - Editado em 06.01.2021 
Conheça os princípios do SUS, que garantem democratização da saúde brasileira

Considerado um dos maiores e mais completos sistemas de saúde pública do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pela promoção de acesso à saúde a todos os cidadãos brasileiros.

A partir da conquista de uma saúde pública universal, prevista na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196 e por meio da Lei nº. 8.080/1990, o SUS surge como um direito a todos os brasileiros, que antes dependiam de previdência social e de ações de filantropia para ter acesso à saúde gratuita.1


Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 190 milhões de brasileiros utilizam o SUS para receber cuidados de saúde
1. Mas além do que é entendido por cuidado - como atendimentos médicos, exames e fornecimento de tratamentos - o SUS também é responsável pela vigilância sanitária brasileira, fiscalização de alimentos e medicamentos, além de desenvolvimento de novas políticas públicas de saúde2, tornando-o essencial, mesmo para aqueles que buscam atendimento médico particular.


Dentro do cenário atual de pandemia, as ações do SUS se tornaram ainda mais imprescindíveis para manter a ordem e garantir o cuidado da população, tendo em vista que mais de 80% dos brasileiros dependem exclusivamente do SUS para ter acesso à saúde
1.

O  SUS segue alguns princípios fundamentais, que obedecem às diretrizes do Artigo 198 da Constituição Federal de 1988, que preveem a universalidade, a integralidade e a equidade no acesso à saúde2. Você sabe o que significam esses princípios?

Universalidade

Representando uma conquista democrática ao Brasil, o conceito de universalidade transformou a saúde em um direito de todos e um dever do Estado. Ela determina que todos os cidadãos brasileiros têm direito ao acesso à saúde, sem qualquer tipo de discriminação.3

Integralidade

A Integralidade é o que rege a necessidade de um atendimento à saúde resolutivo, em todas as áreas. Segundo esse princípio, oficializado pela Constituição Federal de 1988, o sistema de saúde deve ser preparado para atender a todas as demandas dos usuários, ouvindo suas necessidades e trabalhando para atendê-los de forma respeitosa e com qualidade.


Seja com ações preventivas ou que tratem os pacientes em eventos agudos, o SUS atua em todas as frentes de promoção à saúde
4.


Equidade

Com relação direta aos conceitos de igualdade e justiça, o princípio da equidade prevê o atendimento a pacientes de acordo com as necessidades de cada um.


Um exemplo prático acontece em unidades de urgência e emergência em todo mundo, nos quais os atendimentos são feitos de acordo com a classificação de risco de cada pessoa, definindo quais pacientes tem maior prioridade dentro daquele espaço.


Porém, a equidade não é prevista somente em situações de risco. Com uma população tão plural, esse conceito norteia o SUS para reconhecer as necessidades de grupos específicos e atuar na redução do impacto de alguns determinantes sociais, como no caso de moradores de rua, idosos e outros grupos que requerem mais atenção
5


Fonte:  PROADI-SUS

 

Referências:

1 – https://www.saude.mg.gov.br/sus 

2 – https://pensesus.fiocruz.br/sus 

3 – https://pensesus.fiocruz.br/universalidade  

4 – https://pensesus.fiocruz.br/integralidade 

5 – https://pensesus.fiocruz.br/equidade 


Nenhum comentário:

Postar um comentário