domingo, 2 de março de 2014

Confira nove dicas de saúde para não passar o carnaval no pronto-socorro ou nas UPAS



Matéria retirada do link : http://www.desenvolvimentistas.com.br/blog/blog/2013/02/08/confira-nove-dicas-de-saude-para-nao-passar-o-carnaval-no-pronto-socorro/


Doenças, problemas com drogas e acidentes são comuns nessa época.
Cuidados básicos garantem a ‘sobrevivência’ nos quatro dias de festa.


Por Iberê Thenório

O feriado mais esperado do ano promete muita música, sol e diversão. Sem cuidados básicos com a saúde, contudo, a festa pode terminar, na melhor das hipóteses, na farmácia. Para descobrir quais são os problemas mais comuns nessa época e como evitá-los, o G1 conversou com especialistas da área e elaborou um “guia de sobrevivência” para você sair ileso aproveitando o máximo do carnaval.

Visite o link abaixo e se previna: http://www.desenvolvimentistas.com.br/blog/blog/2013/02/08/confira-nove-dicas-de-saude-para-nao-passar-o-carnaval-no-pronto-socorro/

MUDI - Resumo das dicas do G1 com algumas complementações:


1) Uso do álcool: Embora todas as campanhas fale sobre o perigo do álcool ao volante, muitas mortes ocorrem por conta desta combinação fatal. Recomenda-se que ainda que se beba um copo ou uma taça de bebida alcoólica, se aguarde ao menos 12 horas para voltar a dirigir. 

2) Música alta e lesão nos ouvidos: A festa de carnaval é regra a música/som alto. Assim é importante manter uma distância segura do som alto. Recomenda-se, caso haja incômodo  com o som alto,  intercalar ambiente calmo e silencioso após a presença neste tipo de ambiente com som alto em demasia. Se houver zumbido no ouvido intermitente, recomenda-se procurar atedimento médico num especialista, um otorrino, há remédio para este tratamento. 

3) Desidratação : Beber muita cerveja mesmo estando em blocos de rua com muito sol não resolve o problema. O ideal é beber muita água, suco, refrigerante, água de coco, leite, chás, ou consumir frutas que auxiliam na hidratação. Sinais de desidratação aparecem com o cansaço mental e corporal, dor de cabeça, náuseas, vômito,  sensação de aumento da temperatura do corpo, alteração visual etc..

4) Coma alcoólico: Quem só bebe cerveja ou outras bebidas alcoólicas, sem se alimentar ou ingerir líquidos que hidratam, com os comentados no item acima, ainda que em alguns intervalos da bebida, correm o risco de entrar em coma alcoólico, perdendo os sentidos. Neste caso, não se deve dar nada ao folião, o que se deve fazer é levá-lo com urgência ao Hospital.

5) Exposição excessiva ao sol: Seja na praia ou nos blocos de rua, se expor com moderação ao sol é o mais indicado, ou com algumas precauções, como com o uso de chapéu, viseira, camiseta, protetor solar com no mínimo 15 fps, com isso o câncer de pele também será evitado, observando-se também o horário de risco à exposição solar é o de 10 às 16 hs.

6) Sexo protegido: No carnaval as tentações são muitas, e quem combinar folia e sexo é bom se precaver com o uso da camisinha, que protege contra a gravidez indesejada e doenças sexualmente  transmissíveis, inclusive com a prática de sexo oral. O sítio do Ministério da Sáude disponibiliza maiores informações, no usesempre.com.br

7) Bolhas no pé: Para o folião que vai encarar o carnaval direto, o recomendável é usar um bom tênis velho, que dê conforto ao tempo de pular na folia, caso tenha bolha no pé o recomendável é não furá-la, porque pode levar a séria infecção, e sim descansar e dar um tempo a folia, que vai passando o desconforto e não tem como tratá-la sem repouso.

8) Intoxicação e drogas em geral: Nesta época de  carnaval aparece substâncias com ingredientes desconhecidos que podem levar a intoxicação e parada cardíaca, como o lança perfume e o cheirinho da loló. Outras drogas também podem ser colocadas no copo, quando não está sobre sua vista, o ideal é não deixar a bebida sobre a mesa ir dançar ou ao banheiro e voltar a beber. Consuma logo a bebida ou dê um tempo,  ao ter que se afastar da mesa, ou ainda a carregue consigo, sem dar oportunidade de colocarem qualquer química na mesma. Quanto as demais drogas, seja no carnaval ou não são sempre prejudiciais à saúde e a dependência química leva ao fundo do poço suas vítimas, tornando o tratamento a melhor saída, além é claro de se afastar da fonte e dos motivos do uso destas drogas.

9) Afogamentos: Carnaval e verão é uma combinação que leva muitos à praia, cachoeiras e rios, e nestas ocasiões o Corpo de Bombeiros registram muitos afogamentos, em regra em jovens, homens,  na faixa de 15 a 19 anos. A dica é "água no umbigo é sinal de perigo", não entre tanto no mar, respeite as sinalizações do guarda vida para não correr o risco de cair em buracos ou correnteza. Caso entre numa correnteza que te leva para o mar  aberto, a recomendação dos salva vidas é não nadar em direção à praia, e sim de forma paralela à praia até sair da corrente, e assim seguir com segurança em direção à areia. Nas cachoeiras tenha cuidado com as quedas de água fortes que também levam a afogamentos e a morte, que são as conhecidas cabeça d' água, tente se informar com os moradores do local sobre os riscos das cachoeiras e quanto ao rios também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário