sábado, 19 de abril de 2014

NOTA DA ARQUIDIOCESE DO RIO SOBRE O CANCELAMENTO DA ENCENAÇÃO DA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO POR CAUSA DOS MORADORES DA FAVELA TELERJ QUE FORAM COVARDEMENTE EXPULSOS E PERSEGUIDOS PELA GUARDA MUNICIPAL E PM E TIVERAM QUE REFUGIAR-SE NA PARTE DE FORA DA CATEDRAL.O TEXTO DEIXA CLARO O DESCASO DO ESTADO E DOS ALTOS SETORES DA IGREJA CATÓLICA COM A POPULAÇÃO POBRE. AS PORTAS DA "SANTA CASA" FORAM FECHADAS E A MISSA DE DOMINGO DE PÁSCOA TRANSFERIDA PARA OUTRO LOCAL.A IGREJA TAMBÉM CRITICA OS QUE ESTÃO FAZENDO AQUILO QUE DEVERIA SER SUA MISSÃO: A DEFESA DOS MAIS NECESSITADOS.
NOSSO TOTAL RESPEITO AOS MORADORES QUE BRAVAMENTE ENFRENTAM A TRUCULÊNCIA DO ESTADO NA SUA LUTA PELO DIREITO À MORADIA.

OCUPAÇÃO TELERJ,RESISTE!

"Diante da ocupação da entrada da Catedral do Rio de Janeiro por um grupo de pessoas oriundo da OI/TELERJ, que solicitava apoio para moradia, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, através de responsáveis diretamente ligados ao Arcebispo, ofereceu-se para mediar uma solução ainda que parcial, uma vez que o período de feriados não permite soluções mais definitivas.
Apesar das negociações terem se encaminhado para o atendimento provisório dos efetivamente necessitados, em local do poder público, com o apoio da Igreja e serviços sociais e apesar de os necessitados a terem inicialmente aceito, ao final, não se chegou a uma solução satisfatória. Após ouvir assessorias, os necessitados retrocederam.
A Arquidiocese do Rio de Janeiro lamenta que existam pessoas que ainda sofram em virtude da ausência de moradia e sejam manipuladas por outros interesses.
A Catedral permanecerá fechada. O Sr. Cardeal, em solidariedade a todos os necessitados realizará as celebrações pascais em comunidades que experimentam a pobreza aguda e que serão informadas oportunamente.
A Arquidiocese do Rio de Janeiro reafirma sua intenção inicial de servir como mediadora entre os necessitados e o poder público para encontrar uma saída."


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário