domingo, 19 de maio de 2013

O MUDI CONVOCA TODOS E TODAS AS MILITANTES DA CAUSA DA SAÚDE E OS CIDADÃOS E ELEITORES PAGADORES DE SEUS IMPOSTOS, PARA COMPARECEREM EM DUAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NO DIA 21/05, 3ª FERIA: 1ª) NA ALERJ, ÀS 10 HS, SOBRE A SAÚDE NO SISTEMA PRISIONAL; 2ª) NA CÂMARA DE VEREADORES ÀS 18:30H. SOBRE PROBLEMAS E SOLUÇÕES NO BAIRRO DO CENTRO. MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO!


COMPANHEIROS/AS DE MUITAS LUTAS, 



TIVEMOS CONHECIMENTO ESTE FINAL DE SEMANA, ATRAVÉS DE FAIXA DIVULGADA EM NOSSO BAIRRO DO CENTRO, QUE NO DIA 21/05/13, ÀS 18:30 HS, HAVERÁ UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DE CONSULTA POPULAR,  NA CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DO RIO,  PARA TRATAR DOS VÁRIOS  PROBLEMAS  E SOLUÇÕES PARA O BAIRRO DO CENTRO DA CIDADE. 



 ALÉM DE VÁRIOS PROBLEMAS QUE VIVENCIAMOS NO DIA A DIA, COMO FALTA DE SEGURANÇA, EM QUE OS ASSALTOS  ESTÃO AUMENTANDO, EM PARTICULAR OS DE BICICLETAS, ALÉM DE OUTROS COMO:   A FALTA DE CALÇAMENTO DECENTE, DE ASSISTÊNCIA E ACOLHIMENTO AOS MORADORES DE RUA, AUSÊNCIA DE UMA POLÍTICA DE SEU RESGATE SOCIAL E TRATAMENTO MÉDICO;  AUSÊNCIA DE UM TRABALHO SOCIAL E CULTURAL JUNTO AOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO BAIRRO E SEUS FAMILIARES, AUSÊNCIA DE VAGAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E CRECHES EM NÚMERO QUE ATENDA A DEMANDA; A EXISTÊNCIA DE CONFLITOS ENTRE MORADORES  E MOTORISTAS DE ÔNIBUS POR CONTA DE DESRESPEITO AS PARADAS NOS PONTOS,  E A QUESTÃO DO FECHAMENTO DA LAPA A PARTIR DAS 22HS PARA CIRCULAÇÃO DOS COLETIVOS, EM QUE SÓ CARROS PARTICULARES  E TÁXI QUE PODEM ALI CIRCULAR DEPOIS DESTE HORÁRIO, E A AUSÊNCIA DE UM TRABALHO PREVENTIVO E TAMBÉM DE TRATAMENTO AOS USUÁRIOS DE DROGAS, LÍCITAS E ILÍCITAS, QUE SÓ AUMENTA NO BAIRRO,    ENTRE OUTROS  PROBLEMAS. DIANTE DISSO TUDO, TAMBÉM  NÃO PODEMOS ESQUECER A CARÊNCIA DEIXADA NO BAIRRO QUANTO A SAÚDE PÚBLICA, APÓS O MAIS RECENTE FECHAMENTO DA MATERNIDADE DA PRAÇA XV E A DEMOLIÇÃO DO HOSPITAL DO IASERJ, COM INDÍCIOS DE DESVIOS DE SEUS BENS MÓVEIS, E OUTROS PREJUÍZOS CAUSADOS, COMO ATÉ O ATENDIMENTO 24 HORAS, PELO SPA ( SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO),  TAMBÉM FOI MUITO AFETADO, POIS A MAIORIA DOS  MORADORES DO BAIRRO SÃO  IDOSOS E CRIANÇAS, QUE DEMANDAM MUITO  ESTE SERVIÇO EM LARGA ESCALA.  O HOSPITAL SOUZA AGUIAR E A CLÍNICA DE SAÚDE MUNICIPAL ALI PRÓXIMO, NÃO DÃO VAZÃO A TODA ESTA DEMANDA. O MUDI, TENTA O RESGATE DO HOSPITAL IASERJ,   ATRAVÉS DE  REPRESENTAÇÃO ENCAMINHADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DE DIREITOS HUMANOS E PROVOCAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DE DIREITOS HUMANOS, NUDEDH. CONTINUA-SE  NA BUSCA DO RESGATE DESTE HOSPITAL, QUANDO SE VAGAREM AS UNIDADES DO INCA, COM A TRANSFERÊNCIA DAS MESMAS PARA O CAMPUS DE PESQUISA EM CONSTRUÇÃO, NO TERRENO DO IASERJ. TAMBÉM ESTAMOS CONSTRUINDO UM DOSSIÊ PARA ENVIARMOS A ÓRGÃOS DE DIREITOS HUMANOS NACIONAIS E  INTERNACIONAIS, DENUNCIANDO AS 15 MORTES OCORRIDAS APÓS A REMOÇÃO FORÇADA DOS PACIENTES DO CTI,  DE MADRUGADA, COM CLARA VIOLAÇÃO DE DIREITOS, EM QUE MUITOS FORAM RETIRADOS DE SEUS APARELHOS À FORÇA, EM CUMPRIMENTO A UMA DECISÃO JUDICIAL,  INSENSÍVEL A SITUAÇÃO EXPOSTA PELOS PARENTES DOS INTERNADOS, ATENDENDO A PEDIDO DE REPRESENTANTE DO GOVERNO CABRAL, POR SEU SECRETÁRIO SÉRGIO CÔRTES,  EXPONDO ESTES PACIENTES  A RISCO DE MORTE, QUE DIAS DEPOIS ACABOU SE CONCRETIZANDO. ASSIM, NÓS QUE LUTAMOS POR ESTA CAUSA, SE HOUVER POSSIBILIDADE, POIS SABEMOS QUE MUITOS TRABALHAM ATÉ TARDE, DEVEMOS ENCHER AS GALERIAS, DA CÂMARA E LEVAR NOSSAS FAIXAS E NOSSA VOZ PELO RETORNO DO HOSPITAL DO IASERJ AO BAIRRO DO CENTRO, E COBRARMOS DOS VEREADORES UMA POSIÇÃO SOLIDÁRIA E POLÍTICA A RESPEITO, DE TODOS OS PROBLEMAS QUE FOREM POSTOS, INCLUSIVE O DO IASERJ! 



ANOTEM NA AGENDA:



ASSUNTO: AUDIÊNCIA PÚBLICA 

DATA : 21/05/2013, ÀS 18:30 HS. 
LOCAL: CÂMARA DOS VEREADORES
ENDEREÇO:  PRAÇA FLORIANO S/Nº, NA CINELÂNDIA ( EM FRENTE À BIBLIOTECA NACIONAL)  TEL. (21)38142121 OU 3814-2094

ALERJ - TAMBÉM TERÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA, 21/05/13 ÀS 10 HS.- SAÚDE NO SISTEMA PRISIONAL:


Na próxima 3ªfeira, dia 21/05, ás 10hs,  a Comissão de Direitos Humanos da ALERJ estará realizando uma audiência pública sobre a saúde no sistema prisional. Nesta ocasião, a Associação dos Servidores de Saúde e Assistência Penitenciária e os profissionais de saúde que trabalham na Secretaria de Administração Penitenciária estarão realizando uma manifestação nas escadarias da ALERJ pela implantação do seu Plano de Carreira, Cargos e Salários ( parado na SEPLAG desde 2011) e repúdio à  entrada de Organizações Sociais (OS)  na área de saúde da SEAP.

Contamos com o apoio de vocês, tanto na presença ao movimento, quanto na divulgação do site "Pela Saúde".

Divulgação encaminhada por:



Márcia Badaró ( CRP-RJ/2027 - Secretaria Executiva do Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário)

Um comentário:

  1. As unidades de tratamento ja foram realocadas pelo governo, em outras e melhores instalações

    ResponderExcluir