sexta-feira, 22 de novembro de 2013

" VÂNDALO É CABRAL QUE DESTRÓI HOSPITAL", passem esta corrente pra frente, quem sabe alguma coisa muda? Reproduzimos aqui a frase que tem estado na boca de muita gente aqui pelo bairro depois do desmonte do Hospital IASERJ e da Maternidade da Praça XV.

FOTO ABAIXO RETIRADA DO GRUPO DE DEBATE DO FORUM DE SAÚDE/RJ.
 

2013-11-22 11.10.03.jpg2013-11-22 11.10.03.jpg
1


Mensagem aos  companheiros (as) do Forum de Saúde, onde foi postada a foto acima, para mais debate.


Ao ver esta mensagem do tapume que cobre o que restou do terreno do Hospital do IASERJ, vem  toda uma tristeza com sua demolição.  Parabéns para quem teve esta  iniciativa  e coragem, de lançar esta denúncia para população!  Discute-se muito do mensalão e esquecem da saúde e educação, que continuam em perigo. Isso é importante, mas a mídia parou só por isso, para o staf de um  governo corrupto e corruptor,  e enquanto isso outros hospitais estão com ameaça de fechamento como o Sales Neto, no Rio Comprido, o Hospital de psiquiatria Pinel e a ala infantil do Rocha Maia, ambos na zona sul, e não dão uma linha em seus jornais e mídia. Isso sem falar nos  que já foram fechados, como o Hospital Anchieta que tratava a parte de Ortopedia, e era referência na área e tinha convênio com o INTO. Também foram fechados os ambulatórios do IASERJ de Madureira e da Gávea, o  Hospital de Infectologia São Sebastião, Maternidade Praça XV, parte do setor de transplantes do Hosp. de Bonsucesso, o Pedro Ernesto em que houve incêndio já  por duas vezes, e em um deles, um paciente faleceu,   e por aí segue o desmonte da saúde...E os que foram fechados o Governo vai deixar por isso mesmo, e que se dane o povo e o trabalhador que depende da saúde pública.  O Hospital Souza Aguiar conseguiu na justiça o reconhecimento de que o Prefeito tem que investir para melhorar seu atendimento, em uma decisão do STF ,provocada pelo Ministério Público,  que nem parece saída do  judiciário opressor em que vivemos, levantando o moral da saúde pública. E com poucas decisões deste tipo , que seria necessária para outros hospitais, o Governo  vai aplicando a linha de privatização e fazendo a felicidade dos empresários da área de saúde, dando-lhes as gestões de vários hospitais públicos por O.S.(Organização Social), Fundações e EBSERH,  Nós integrantes do MUDI, não compactuamos com este entreguismo, e ainda usando nosso dinheiro de impostos, e sabemos que se eles pegarem pacientes cuja doença não dá lucro, corre-se o risco de ser facilmente descartado como muitos pacientes removidos do IASERJ foram.  Como moradores do bairro  do centro e pacientes do IASERJ,  estamos sentindo muita  falta do Hospital IASERJ, principalmente os idosos que quando passavam mal à noite se socorriam lá através do atendimento do SPA, setor de Pronto Atendimento e os muitos pacientes que não estão conseguindo marcar consultas e exames com a brevidade de antes, e agora demora meses e meses.Sem falar que suspenderam a confecção de novas carteiras por conta da precariedade no atendimento a toda a demanda atual.   

Muitos moradores já haviam lido  outras denúncias naquele mesmo tapume,desde que o IASERJ foi covardemente  demolido,  meses atrás, mas logo em seguida eles vão lá e pintam os tapumes e apagam e enquanto isso a gente quer saber : " CADÊ NOSSO HOSPITAL?", "QUEREMOS NOSSO HOSPITAL DO IASERJ DE VOLTA!" Vamos ver agora por quanto  tempo a obra deste autor anônimo vai durar, para felicidade de todos que foram prejudicados com o fechamento e demolição de nosso hospital. Estamos vendo junto com a Defensoria Pública uma ação específica cobrando a devolução do Hospital IASERJ para o bairro, pois o governo tem vários prédios vazios na região, para mitigar os grandes prejuízos causados com seu fechamento, pois  a transferência dos demais pacientes para o  ambulatório do Maracanã foi uma grande mentira de plano de contigenciamento apresentado no processo judicial. O pior foram as 15 mortes de pacientes com a remoção irresponsável ocorrida. E até agora, há meses,  o terreno está lá vazio, esperando estudo técnico para iniciar as obras sem correr o risco de afetar outras edificações com rachaduras, como ocorreu com o prédio da Petrobrás imenso que foi construído ali próximo, e afetou vários imóveis com rachadura, o que paralisou a obra por um bom tempo, e muitos condomínios discutiam entrar na justiça pelos danos causados. Ora se o INCA, pela firma contratada,  não tinham um planejamento já estruturado pra tanto  porque não aguardaram para esvaziar o hospital e fazer uma transferência mais humanizada dos pacientes e dos servidores que trabalhavam ali, e para um prédio proporcional à demanda de um milhão de prontuários, mantendo-se todo o serviço oferecido pelo IASERJ? É por isso que temos que admitir, que  foi um ato irresponsável destes governos,  e mesmo genocida, pois o IASERJ era SUS e portanto de responsabilidade dos três governos, do Paes, Cabral e Dilma, se realmente tivessem uma política pública digna e decente para a saúde pública, jamais fechariam um Hospital público como fecharam, e causando 15 mortes, até onde acompanhamos , pois este número pode até ser superior a este. O pior que a impunidade destes governantes continuam e só ha afetação para os mensaleiros.  Muitos "Amarildos" ainda morrem todos os dias em outros hospitais por conta deste descaso dos governos em melhorar a infraestrutura de atendimento e vendem na mídia um atendimento de saúde que não existe, e nos cabe ao menos, desconstruirmos esta mentira em todos os espaços possíveis de interação com a população. Por isso que todos e todas precisam se somar no grande ato do ARRASTÃO CULTURAL  em defesa da Saúde Pública , a ser realizado nos dias 29 ( 17:00 às 22:00 hs)  e 30 ( 9:00 às 22h.) de novembro na Praça Cruz Vermelha. 

Obs.:Pedimos ao administrador do Forum de Saúde que nos habilite o acesso a este forum de debate, pois continuamos sem ter seu acesso. 


MUDI - Movimento de Moradores e Usuários em Defesa do IASERJ/SUS..

FOTO ABAIXO RETIRADA DO GRUPO DE DEBATE DO FORUM DE SAÚDE.
 

2013-11-22 11.10.03.jpg2013-11-22 11.10.03.jpg
1081K   Visualizar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário