sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Educação Popular - Portadores de doenças crônicas respiratórias precisam dominar a técnica de desinfecção do nebulizador de ar para ter uma melhor qualidade de vida em seu tratamento. Falta educação popular para orientar o usuário (a) na sua desinfecção.

Matéria abaixo tirada do link:  http://www.acontecenoticias.com.br/default.asp?site_Acao=MostraPagina&paginaId=1772&mNoti_Acao=mostraNoticia&noticiaId=591



Quem SomosClientesAssessoria de ImprensaProdução GráficaSala de ImprensaFale Conosco




Perigo: não deixe seu inalador virar um foco de contaminação

Medidas como higienização diária e cuidados com a medicação são essenciais para garantir a segurança do tratamento

Os nebulizadores, ou inaladores, como são chamados popularmente, são dispositivos que auxiliam no tratamento de doenças respiratórias graves, como a asma e a fibrose cística. Também são utilizados em problemas respiratórios eventuais e que não exigem uso contínuo, entre eles as gripes, resfriados e pneumonias. A principal vantagem na sua utilização é a administração de medicamentos diretamente nos pulmões, além da fluidificação das secreções.

“No inalador, também é possível associar vários medicamentos, com efeitos e funções diferentes. Além disso, podemos aumentar ou diminuir suas doses, conforme o paciente e o caso”, ressalta o dr. José Eduardo Delfini Cançado, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

A despeito de muito comuns na rotina de pacientes com distúrbios respiratórios, pouco se fala do risco de contaminação por falta de higiene inadequada. Até mesmo os fabricantes não incluem no manual de instruções as orientações para desinfecção. Vale registrar que a higienização adequada não interfere na eficácia do aparelho. Além da solução medicamentosa, a máscara e o copo reservatório são consideráveis fontes de contaminação quando não realizada a limpeza ideal. Aliás, são autênticas portas de entrada para uma doença respiratória.

Uma das bactérias que pode se instalar no inalador é o Pseudomonas aeruginosa, responsável por infecções respiratórias e pneumonias. Chega a contaminar 35% dos nebulizadores de portadores de fibrose cística.

Os dados dos usuários freqüentes reforçam a preocupação: apenas 15% dos pacientes crônicos, portadores de fibrose cística, utilizam rotineiramente alguma técnica de desinfecção de seus nebulizadores. Já entre os asmáticos, somente 62,5% deles limpam seus aparelhos e acessórios diariamente.

“A ação do nebulizador é transformar o medicamento em pequenas partículas e possibilitar a sua penetração nos pulmões. Se não houver uma higienização correta, fungos e bactérias podem acompanhar a medicação. Então, o que deveria servir de aliado no tratamento pode virar um grande vilão”, alerta dra. Maria Helena Bussamra, pneumologista pediátrica da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

ELIMINANDO A SUJEIRA

Não há um padrão na higienização, mas existem consensos médicos sobre a melhor forma de limpar. Antes de manusear o equipamento e a medicação é preciso lavar bem as mãos. Logo após, deve-se lavar com sabão neutro e secar bem. Como o nebulizador é de material plástico e permanece em ambiente úmido – é preciso água para seu uso -, a dica é lavar com água sanitária na concentração de 0,05%, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, o que oferece desinfecção, eliminação de fungos e de bactérias.

“Recomendamos ligar o jato de ar antes de guardar o nebulizador para que o sistema fique bem enxuto. Uma dica importante: tanto o uso contínuo quanto a utilização em prazo curto exigem limpeza diária. Na utilização contínua, vale frisar, o certo é ter dois nebulizadores e usar de forma alternada, fazendo a higienização sempre no fim do dia. Além disso, o nebulizador não deve ser compartilhado com ninguém”.

PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO PARA A POPULAÇÃO AMENIZAM O PROBLEMA

De acordo com a especialista, projetos educativos são medidas baratas e eficazes para que os pacientes portadores de doenças crônicas tenham habilidade técnica no uso e higiene do nebulizador, com possível impacto na evolução da doença e na qualidade de vida.

COMO PREPARAR A SOLUÇÃO PARA DESINFECÇÃO DO NEBULIZADOR

- 25ml de hipoclorito 2% (água sanitária comercializada)
- 975ml de água fervida
Esta solução se mantém estável por 6 horas – hipoclorito 0,05%


Desinfecção
  1. Lavar o copo de nebulização e a máscara com água e detergente neutro
  2. Secar
  3. Imersão na solução de hipoclorito por 30 minutos
  4. Não enxaguar
  5. Secar com pano limpo ou naturalmente
A extensão do sistema, que liga o copo ao compressor, pode ser limpa com álcool 70%. Recomenda-se montar o circuito e ligar o compressor de ar para secar o sistema antes de guardá-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário