quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Isso ainda é muito pouco pelo desvio de conduta deste Senhor Sérgio Côrtes, ainda queremos apuração da barbárie realizada com o Hospital IASERJ e a morte de 15 pacientes. Com certeza ele não esá sozinho nestes maus feitos.

Matéria retirada do Jornal EXTRA de 18/12/13.

Sérgio Côrtes é condenado por desviar verba da saúde para propaganda

Sérgio Côrtes: verbas destinadas à saúde foram para propaganda 


Foto: Fábio Guimarães / Extra


Flávia Junqueira e Guilherme Amado



O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, e o subsecretário de Comunicação Social, Ricardo Luiz Rocha Cota, foram condenados no último dia 5 pela Justiça do Rio por terem aplicado em propaganda verbas destinadas à saúde. Também este mês, Côrtes sofreu outro revés: uma auditoria do Ministério da Saúde concluiu que ele é o “responsável direto” pela assinatura de um contrato superfaturado para o fornecimento de refeições para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), em 2006, quando Côrtes dirigia a instituição. Ontem, após ser procurado pelo EXTRA, o secretário negou as acusações e anunciou que deixará o governo Cabral no próximo dia 31 de dezembro. Planeja mudar-se para os Estados Unidos, para estudar na Universidade Harvard, em Boston.

Sérgio Côrtes foi diretor do Into de 2002 até 2006 Foto: Marcelo Carnaval / 02.05.2003 / Extra

No primeiro caso, Côrtes e Cota foram condenados como réus solidários, em uma ação popular movida contra o governo do estado pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Rio, Jorge Darze, por lesarem os cofres estaduais e “a vida e a saúde dos cidadãos do Estado do Rio”.

Em 2009, foram publicadas no Diário Oficial duas resoluções conjuntas que transferiram um total de R$ 10.157.500 do Fundo Estadual de Saúde para a Subsecretaria de Comunicação Social da Casa Civil.

A sentença da juíza da 8ª Vara de Fazenda Pública, Simone Lopes da Costa, anula as duas resoluções e determina que o governo do estado devolva o dinheiro da Subsecretaria de Comunicação Social para a Secretaria de Saúde, acrescido de 1% ao mês e correção monetária.

OUTRA MATÉRIA JORNAL EXTRA/O GLOBO:


Sérgio Côrtes vai sair do governo para estudar

Fábio Teixeira - O Globo

RIO - O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, deixará  o cargo no próximo dia 31. Ele irá estudar na Universidade de Harvard, informou o colunista do GLOBO Ancelmo Gois. No seu lugar ficará o atual diretor do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Marcos Musafir, que assumiu o cargo em janeiro deste ano. Musafir também é funcionário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua como pesquisador e médico do Hospital Federal Clementino Fraga Filho.

Côrtes, que era secretário desde dezembro de 2006, foi envolvido no episódio polêmico envolvendo uma foto em que aparece com um guardanapo na cabeça ao lado do empresário Fernando Cavendish, ex-dono da construtora Delta. A empresa foi alvo de operação da Polícia Federal. Em 2006, a construtora, acusada de financiar empresas fantasmas, venceu licitação para reformar o prédio do Into, do qual Côrtes era diretor.

No governo, o secretário ficou conhecido por dar início ao projeto das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em 2010, chegou a ser cotado pela presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Saúde. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário