sexta-feira, 17 de junho de 2022

DICAS DE OURO - Festa junina: evite exageros e durma melhor

 

 FONTE:

festa junina

Festa junina: evite exageros e durma melhor

Tempo de leitura 2 minutos

Quem ama festa junina aí levanta a mão! Sem sombra de dúvidas, depois do Carnaval (claro), essa é a festa mais esperada e amada pelos brasileiros. E não é pra menos, a data sempre vem regada a muitas brincadeiras, diversão, bebidas saborosas e as comidinhas mais gostosas. Por isso, muitas pessoas se esbaldam e acabam exagerando durante o período.

Contudo, quando falamos sobre qualidade do sono, podemos acabar tendo um problema. Afinal, toda a festividade, bebidas e comidas em exagero podem acabar dificultando na hora de pegar no sono, causar um sono de baixa qualidade e até mesmo provocar o ronco. Neste post, contamos um pouco mais sobre o assunto e damos algumas dicas de cuidado. Confira!

Alimentação, bebidas e qualidade do sono

Segundo especialistas em saúde, os alimentos mais calóricos são prejudiciais à qualidade do sono. Isso se torna uma realidade ainda mais presente quando esses alimentos são consumidos em excesso logo antes de dormir. E essa relação se deve ao fato do nosso corpo dedicar mais esforços no processo digestivo enquanto dormimos. Assim, nosso corpo não descansa tão bem quanto deveria.

Por outro lado, quando o assunto é o álcool, os problemas com a saúde do sono podem ser ainda maiores. Conforme afirmado por um estudo da London Sleep Centre, o álcool altera os ciclos do sono e nos impede de chegar à etapa onde ocorrem os sonhos. E, quando consumido constantemente, pode causar insônia.

Além disso, mesmo quando não consumimos bebidas alcoólicas regularmente, ainda podemos apresentar problemas para dormir. O consumo de álcool ocasiona um relaxamento excessivo dos músculos na região da garganta e língua, contribuindo para o ronco durante a noite e episódios de apneia. Dessa forma, também impacta a saúde do sono.

Leia também:

+ Saúde do sono e nutrição: conheça a relação entre elas

+ Ronco e álcool: você conhece a relação?

3 dicas para aproveitar a festa junina e dormir bem depois

Você precisa saber de uma coisa: a festa junina está aí para ser aproveitada ao máximo. E, sim, você pode curtir muito bem a festividade sem atrapalhar a saúde do seu sono. Abaixo, trouxemos 3 dicas de ouro para você seguir enquanto curte o arraiá, sem perturbar a sua noite de sono depois. Continue a leitura e confira agora mesmo!

1. Não exagere na comida ou álcool

Nós sabemos que todos os eventos de festa junina são sempre muito regados a comidas gostosas e bebidas incríveis. Contudo, caso queira ter um sono saudável à noite, é importante que você maneire um pouco. Pode se divertir e celebrar, mas evite se empanturrar de comida, para não se deitar muito cheio – o mesmo vale para as bebidas (em especial as alcoólicas).

2. Hidrate-se bem durante a festa junina

A água, como você já deve saber, ajuda a manter o corpo hidratado. Além disso, ela também regula o nível de álcool no sangue. Alguns especialistas indicam beber dois copos de água para cada copo de bebida alcoólica. Dessa forma, você diminui as chances de ir para a cama sob o efeito do álcool e, assim, ronca menos à noite –  além de diminuir as chances de acordar com uma baita ressaca no dia seguinte.

3. Evite sair muito tarde dos eventos

Nós sabemos que às vezes é difícil controlar o horário, principalmente quando falamos de um evento tão divertido. Contudo, para manter o sono saudável, o ideal é que você evite sair muito tarde das festas juninas para as quais foi convidado. Afinal, nosso corpo tem um “relógio” interno de ciclos do sono que merece ser respeitado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário