terça-feira, 28 de junho de 2022

Varíola dos macacos: o que diz a OMS sobre riscos de transmissão por contato sexual

 FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/variola-dos-macacos-o-que-diz-a-oms-sobre-riscos-de-transmissao-por-contato-sexual/

 

Varíola dos macacos: o que diz a OMS sobre riscos de transmissão por contato sexual

Doença pode ser transmitida pelo contato com a pele, incluindo beijos e toques, durante o sexo; transmissão pelo sêmen e fluidos vaginais não foi confirmada

Cynthia S. Goldsmith/CDC

Lucas Rochada CNN em São Paulo, 03/06/2022 às 14:07

Casos de varíola dos macacos foram registrados em pelo menos 27 países considerados não endêmicos para a doença até o momento. De acordo com o Ministério da Saúde, nenhum caso foi confirmado no país.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que alguns desses casos estão sendo identificados em pacientes gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens. Pessoas trans também podem estar mais vulneráveis no contexto do atual surto, segundo a OMS.

A doença causada por um vírus pode ser transmitida pelo contato com a pele durante o sexo, incluindo beijos, toques, sexo oral e com penetração com alguém que tenha sintomas. Como medidas de proteção, a OMS recomenda evitar contato próximo com qualquer pessoa que tenha sintomas.

Os sintomas da varíola dos macacos incluem erupção cutânea com bolhas no rosto, mãos, pés, olhos, boca ou genitais, febre, linfonodos inchados, dores de cabeça e musculares e falta de energia.

 FIM!

NOTA:  Reportagem selecionada na mídia comercial para ciência dos visitantes do BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário