terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Sindicato denuncia bloqueio de leitos por falta de enfermeiros em hospital

12/01/2015 14h58 - Atualizado em 12/01/2015 14h59

Segundo Sindimed, situação acontece no Hospital Geral Roberto Santos.
Mais de 50 leitos não estariam sendo usados por déficit de profissionais.

Do G1 BA com informações da Tv Bahia

Mais de cinquenta leitos estariam bloqueados por falta de enfermeiros no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. A denúncia foi divulgada nesta segunda-feira (12), pelo Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), que afirma também que, somente na Unidade de tratamento intensivo (UTI) do hospital, quatro leitos não estão sendo utilizados em razão da falta de profissionais há mais de um ano.
O sindicato afirma que, em fevereiro de 2014, denunciou a situação à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e ao Ministério Público. Em nota, o Sindimed informou que os mais prejudicados são os pacientes e os profissionais de saúde, "sendo muitas vezes responsabilizados pelo atendimento precário".
Como solução para o caso, o sindicato aponta a necessidade de realizar concurso público para o setor ainda em 2015. A Secretaria de Saúde da Bahia informou que ainda irá avaliar se divulgará algum posicionamento sobre o caso. Já a assessoria de comunicação do Hospital Geral Roberto Santos afirma que deverá emitir nota ainda nesta segunda-feira.
Já o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren) confirmou a falta de profissionais da área no Hospital Geral Roberto Santos. Ana do Vale, gerente do departamento de Fiscalização da área no hospital, informou que o problema já havia sido constatado no ano de 2006 e alguns enfermeiros se dividiem em dois setores. O Conselho disse que informou as irregularidades ao Ministério Público do Trabalho e que o órgão vai organizar força tarefa para resolver o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário