sábado, 3 de janeiro de 2015

VEJAM O QUE NOS ESPERA: PEZÃO E MINISTÉRIO DA SAÚDE NEGOCIAM TRANSFERÊNCIA DE HOSPITAIS FEDERAIS PARA O ESTADO DEMOLIDOR.
A NOSSA LUTA É TODO O DIA.

03/01/2015 00:31:35

Transferência para o estado de hospitais federais do Rio está sendo negociada

Pezão discute com ministro da saúde detalhes relacionados ao repasse de recursos para manutenção das unidades

FERNANDO MOLICA
Rio - A transferência para o estado dos seis hospitais federais do Rio está sendo negociada pelo governador Pezão e o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Ambos concordam com a medida, mas ainda discutem detalhes relacionados ao repasse de recursos do ministério para a manutenção das unidades.
O orçamento anual dos seis hospitais — Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores — chega a R$ 4,5 bilhões. O estado quer garantir o recebimento desta verba por muitos anos.
Problemas
Apesar do orçamento generoso, os hospitais federais enfrentam muitos problemas — 600 de seus leitos foram fechados nos últimos anos, obras intermináveis prejudicam o atendimento no Andaraí e em Bonsucesso.
Contrato de gestão
A administração dos hospitais caberia a organizações sociais (como no caso do Instituto do Cérebro) ou à Fundação Saúde, ligada ao estado. Haveria um contrato de gestão para determinar metas a serem cumpridas.
Integração
Pezão quer uma integração entre as redes federal,estadual e municipal; não está descartada a possibilidade de o estado ficar também com institutos como o de ortopedia (Into).Pela proposta, a prefeitura ficaria com o atendimento básico: em 2015, receberá do estado dois postos de atendimento e poderá assumir os hospitais Rocha Faria e Albert Schweitzer.
Reunião
No dia 7, Chioro, Pezão e Eduardo Paes terão reunião em Brasília.


http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-01-03/transferencia-para-o-estado-de-hospitais-federais-do-rio-esta-sendo-negociada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário